INFRAESTRUTURA
QUALIDADE, SEGURANÇA E COMPROMISSO AMBIENTALFase 1
- Quebra e remoção do piso e contra piso existente
- Remoções de manta asfáltica existente
- Retirada de 30 cm de altura de todo o acabamento existente
- A quebra e retirada do material foi feita pela empresa PortoBello Engenharia, sob responsabilidade do Eng. Civil Nivaldo Mattos Galhardi Carvalho – CREA-PR 89.758/D
- O transporte dos resíduos foi feito pela empresa Transdetritos com a devida licença ambiental
- O processamento dos resíduos foi feito pela empresa Fiorese, com a devida licença1 e licença 2
Fase 2
- Regularização da superfície e abaulamento dos cantos do piso junto à platibanda, sendo utilizado cimento e areia com traço de 1x2, com total nivelamento para os ralos
- A regularização foi feita pela empresa PortoBello Engenharia, sob responsabilidade do Eng. Civil Nivaldo Mattos Galhardi Carvalho – CREA-PR 89.758/D
Fase 3
- Aplicação de fundo primer marca Viapol
- A aplicação do material foi feita pela empresa PortoBello Engenharia, sob responsabilidade do Eng. Civil Nivaldo Mattos Galhardi Carvalho – CREA-PR 89.758/D
Fase 4
- Aplicação de manta asfáltica Viapol 4 mm, em toda a área
- A aplicação foi feita pela empresa PortoBello Engenharia, sob responsabilidade do Eng. Civil Nivaldo Mattos Galhardi Carvalho – CREA-PR 89.758/D
Fase 5
- Teste de estanque idade, 72 horas após a aplicação da manta
- O teste foi feito pela empresa PortoBello Engenharia, sob responsabilidade do Eng. Civil Nivaldo Mattos Galhardi Carvalho – CREA-PR 89.758/D
Fase 6
- Aplicação de lona separadora e proteção mecânica vassourado com 1 cm de espessura em toda a área impermeabilizada, sendo utilizada uma camada de cimento e areia com traço de 1x1
- Construção de uma camada de piso em concreto com aproximadamente 4 cm
- Acabamentos em todas as laterais, que serão removidas, sendo utilizado o mesmo acabamento existente
- A execução foi feita pela empresa PortoBello Engenharia, sob responsabilidade do Eng. Civil Nivaldo Mattos Galhardi Carvalho – CREA-PR 89.758/D
Fase 7
- Assentamento de piso cerâmico na base da platibanda com argamassa para uso externo e com caimento para fora
- Rejuntamento do piso e acabamento
- A execução foi feita pela empresa PortoBello Engenharia, sob responsabilidade do Eng. Civil Nivaldo Mattos Galhardi Carvalho – CREA-PR 89.758/D
Fase 8
- Restauração em todos os pontos danificados na alvenaria, com aplicação de massa acrílica no acabamento, posterior aplicação de duas demãos de tinta acrílica fosca Premium metalatex de 1o linha
- A execução foi feita pela empresa PortoBello Engenharia, sob responsabilidade do Eng. Civil Nivaldo Mattos Galhardi Carvalho – CREA-PR 89.758/D
O que diz o calculista da obra?
Nível do Terraço:
o Impermeabilização + revestimento = 0,20 tf/m2
o Carga acidental (útil) = 0,25 tf/m2
Nível da Cobertura do Terraço:
o Forro + cobertura = 0,12 tf/m2
o Carga acidental = 0,05 tf/m2
JORGE LUIZ SILKA PEREIRA
ENG. CIVIL – CREA-PR 8066-D
O que diz o engenheiro da obra?
A sobrecarga prevista para impermeabilização e revestimento é de 200 kg por m² e a sobrecarga acidental (carregamento de peso adicional para utilização de floreiras, pessoas e máquinas) é de 250 kg por m².
A primeira sobrecarga já está sendo utilizada com a impermeabilização existente, cimentado de proteção e laje de cobertura, que fica cerca de 20 cm acima da laje impermeabilizada.
Resta prevista a possibilidade de utilização de 250 kg por m².
Joaquim Agner Machado
O que estamos utilizando?
Na etapa 1, retiramos concreto com pó de pedra: um total de 48 toneladas. Ao refazer o piso e contrapiso, utilizamos 33 toneladas de concreto, deixando o terraço com 15 toneladas a menos de sobrepeso, o que nos permitiria considerar 60 kg a mais por m².
Apesar dessa margem de segurança, obtida com a nova estrutura, seguimos orientados pelo cálculo original de 250 kg por m².
A primeira parte do terraço possui em média 148 kg por m² saturado (encharcado), sobrando, portanto, 102 kg por m² para circulação ou instalação de equipamentos, considerando o cálculo original e 162 kg da nova estrutura.