A palavra AIRUMÃ é de origem Tupi e significa Estrela da Manhã.

A AIRUMÃ ESTAÇÃO AMBIENTAL – Centro de ConVivência Ambiental para Consciência da Ecologia Humana e Planetária, é um oásis de preservação ecológica dentro de um grande centro urbano, em Curitiba, no bairro de Santa Felicidade, nas cercanias do Parque Tingui,

A AIRUMÃ tem como Missão contribuir para a re-união de pessoas comprometidas com o despertar de uma Nova Consciência Planetária, engajadas na construção de uma Terra mais sustentável, pacífica e justa.

Unir pessoas que estão contribuindo “para a proteção da vida no Planeta, dedicadas à busca de novos caminhos e novas relações entre a espécie humana e os ambientes naturais, levando informação, sensibilizando, despertando consciências”.

As atividades da Airumã visam à sensibilização e mudança de atitude em relação à ecologia humana e planetária, atuando nas seguintes vertentes: Eco Educação, Eco Terapia e Eco Arte.

Temos ainda a responsabilidade de preservar uma área de floresta (somos uma APP – Área de Preservação Permanente), lutando para preservar dentro de Curitiba um dos raros remanescentes de Mata de Araucária, em excelente estado de conservação.

A Airumã possui uma extensa área florestal de mata de Araucária (cerca de 80% da propriedade), com 35.000 m² na sua totalidade que se conecta à áreas de floresta do Parque Municipal Tingui. Apresenta árvores de grande porte, vegetação formando variados estratos verticais, riacho e nascentes, assim criando o ambiente ideal para abrigar uma significativa diversidade de fauna.

Atualmente, está em tramitação na SMMA de Curitiba o processo para transformar a Estação Ambiental Airumã em uma RPPNM – Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal.

Aqui estamos, vivendo e convivendo na Airumã, buscando “pensar globalmente e agir localmente”, e abrindo as nossas portas para parcerias que somem e multipliquem

Afinal, sem estarmos na sintonia da parceria do coração, da ética, do comprometimento com nossos ideais mais elevados, do respeito mútuo à vida humana e à natureza, da verdadeira reciprocidade, que legado podemos deixar para as futuras gerações?

Venha nos conhecer e compartilhar seu trabalho conosco!

Com empenho e gratidão,

 

Terezinha Vareschi e Parceiros da Airumã