INFRAESTRUTURA

QUALIDADE, SEGURANÇA E COMPROMISSO AMBIENTAL

Fase 1

  • Quebra e remoção do piso e contra piso existente
  • Remoções de manta asfáltica existente
  • Retirada de 30 cm de altura de todo o acabamento existente
  • A quebra e retirada do material foi feita pela empresa PortoBello Engenharia, sob responsabilidade do Eng. Civil Nivaldo Mattos Galhardi Carvalho – CREA-PR 89.758/D
  • O transporte dos resíduos foi feito pela empresa Transdetritos com a devida licença ambiental
  • O processamento dos resíduos foi feito pela empresa Fiorese, com a devida licença1 e licença 2

Fase 2

  • Regularização da superfície e abaulamento dos cantos do piso junto à platibanda, sendo utilizado cimento e areia com traço de 1x2, com total nivelamento para os ralos
  • A regularização foi feita pela empresa PortoBello Engenharia, sob responsabilidade do Eng. Civil Nivaldo Mattos Galhardi Carvalho – CREA-PR 89.758/D

Fase 3

  • Aplicação de fundo primer marca Viapol
  • A aplicação do material foi feita pela empresa PortoBello Engenharia, sob responsabilidade do Eng. Civil Nivaldo Mattos Galhardi Carvalho – CREA-PR 89.758/D

Fase 4

  • Aplicação de manta asfáltica Viapol 4 mm, em toda a área
  • A aplicação foi feita pela empresa PortoBello Engenharia, sob responsabilidade do Eng. Civil Nivaldo Mattos Galhardi Carvalho – CREA-PR 89.758/D

Fase 5

  • Teste de estanque idade, 72 horas após a aplicação da manta
  • O teste foi feito pela empresa PortoBello Engenharia, sob responsabilidade do Eng. Civil Nivaldo Mattos Galhardi Carvalho – CREA-PR 89.758/D

Fase 6

  • Aplicação de lona separadora e proteção mecânica vassourado com 1 cm de espessura em toda a área impermeabilizada, sendo utilizada uma camada de cimento e areia com traço de 1x1
  • Construção de uma camada de piso em concreto com aproximadamente 4 cm
  • Acabamentos em todas as laterais, que serão removidas, sendo utilizado o mesmo acabamento existente
  • A execução foi feita pela empresa PortoBello Engenharia, sob responsabilidade do Eng. Civil Nivaldo Mattos Galhardi Carvalho – CREA-PR 89.758/D

Fase 7

  • Assentamento de piso cerâmico na base da platibanda com argamassa para uso externo e com caimento para fora
  • Rejuntamento do piso e acabamento
  • A execução foi feita pela empresa PortoBello Engenharia, sob responsabilidade do Eng. Civil Nivaldo Mattos Galhardi Carvalho – CREA-PR 89.758/D

Fase 8

  • Restauração em todos os pontos danificados na alvenaria, com aplicação de massa acrílica no acabamento, posterior aplicação de duas demãos de tinta acrílica fosca Premium metalatex de 1o linha
  • A execução foi feita pela empresa PortoBello Engenharia, sob responsabilidade do Eng. Civil Nivaldo Mattos Galhardi Carvalho – CREA-PR 89.758/D

O que diz o  calculista  da obra?

Nível do Terraço:

o    Impermeabilização + revestimento = 0,20 tf/m2

o    Carga acidental (útil) = 0,25 tf/m2

Nível da Cobertura do Terraço:

o    Forro + cobertura = 0,12 tf/m2

o    Carga acidental = 0,05 tf/m2

JORGE LUIZ SILKA PEREIRA
ENG. CIVIL – CREA-PR 8066-D

O que diz o  engenheiro  da obra?

A sobrecarga prevista para impermeabilização e revestimento é de 200 kg por m² e a sobrecarga acidental (carregamento de peso adicional para utilização de floreiras, pessoas e máquinas) é de 250 kg por m².

A primeira sobrecarga já está sendo utilizada com a impermeabilização existente, cimentado de proteção e laje de cobertura, que fica cerca de 20 cm acima da laje impermeabilizada.

Resta prevista a possibilidade de utilização de 250 kg por .

Joaquim Agner Machado

O que estamos utilizando?

Na etapa 1, retiramos concreto com pó de pedra: um total de 48 toneladas. Ao refazer o piso e contrapiso, utilizamos 33 toneladas de concreto, deixando o terraço com 15 toneladas a menos de sobrepeso, o que nos permitiria considerar 60 kg a mais por .

Apesar dessa margem de segurança, obtida com a nova estrutura, seguimos orientados pelo cálculo original de 250 kg por .

A primeira parte do terraço possui em média 148 kg por saturado (encharcado), sobrando, portanto, 102 kg por para circulação ou instalação de equipamentos, considerando o cálculo original e 162 kg da nova estrutura.

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